sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Dr. Áureo Shizuto Cinagawa

Dr. Áureo Shizuto Cinagawa

Medicina: Conhecimento científico X arte de curar.

“É bom contar com pessoas seguras que estejam preparadas para enfrentar juntas quaisquer transtornos”.


Não estamos preparados para conviver com doenças e enfermidades!
É nosso desejo sempre estarmos com saúde, ter recursos e bem-estar e usufruirmos de uma longa vida, com alegria.
Por isso é claro que nosso ego e instinto de preservação sempre esta atento aos perigos e às questões e notícias que interfiram nosso bem estar.
Os meios de comunicação , e agora com as informações instantâneas e viralizadas, muitas vezes nos causam mais transtornos e confusão do que benefícios.
Concordamos que a divulgação de assuntos sérios e verdadeiros contribuem para levar conhecimentos e orientações e a classe médica apoia este caminho.
Mesmo porque utilizamos nossos meios científicos para divulgar os avanços da Medicina com novos equipamentos, tecnologias e estudos que contribuem para a melhoria da saúde que seguramente vão impactar na longevidade e na qualidade de vida da população.
Porém, em um abordagem médica\ paciente o  profissional usa os conhecimentos da Medicina com critérios e não é apenas diagnosticar e tratar as diferenças patologias; e sim, ter capacidade de associar as informações, sobrepô-las àquele paciente e apresentar o melhor caminho terapêutico, sempre obedecendo as diretrizes da responsabilidade médica.
Para esta decisão, o médico utiliza seus conhecimentos e de sua equipe, a experiência clínica,  atento à luz das atualizações científicas frequentes.
Não é ser especialista de um segmento corporal ou de uma determinada área ou órgão específico, mas analisar quem é o paciente que está a sua frente. Suas condições clínicas, patológicas associadas, faixa etária, etnia, estilo de vida, hábitos, capacidades e particularidades, de maneira a proporcionar a melhor terapêutica.
Este raciocínio não é linear e simples como inserções de dados em um computador, obter o diagnóstico e imprimir o tratamento ( Dr. Google).
Muitas vezes, é preciso rever os dados e modificar a abordagem com controles periódicos e análises  constantes, pois cada paciente é único.
A medicina trabalha com vários conhecimentos e habilidades, e mesmo que cheguemos a um diagnóstico clinico, a forma de tratamento de cada paciente é específico e individualizado.
Por isto, devemos tomar cuidado ao receber e saber das responsabilidades ao repassar estas divulgações, para não fomentar dúvidas e inseguranças.
Um exemplo recente é o caso do medicamento fosfoetanolamina para tratamento de câncer, onde a interferência de outros poderes levaram a efeitos desastrosos com sérios prejuízos para muitos pacientes.
Ao depararmos com alguma doença, é como se deparar com uma viagem inesperada, temerosa e desconhecida.
Neste momento, é bom contar com pessoas seguras e verdadeiras e que te fortaleçam com cuidados e conforto e estejam preparados para enfrentar neste percurso em busca de soluções.
O médico e sua equipe em conjunto com o paciente, os familiares e amigos devem ser parceiros na trajetória do combate às doenças e recuperar a saúde, o equilíbrio e a qualidade de vida para se viver bem. Saúde!

 Texto do Dr. Áureo Shizuto Cinagawa, médico especializado em ortopedia e traumatologia em Londrina.


Nenhum comentário:

Antunes Savas: Diretor deste blog e Editor do jornal Fatos da Sociedade